Rubem Alves

 Filosofia Incerta



O convidado deste Provocações não veio falar do setor industrial, e sim de Educação, essa “palavra” tão machucada, como diz Abujamra. Teólogo, psicanalista, escritor, Rubem Alves, autor da frase acima, afirma: “eu sou educador não por dar aula, eu sou educador por escrever”. Autor de diversas crônicas, contos, ensaios e livros infanto-juvenis, seu interesse é claro: “me interessam as pessoas que estão em busca, são essas pessoas que podem ser educadas.” Além de educador, Rubem Alves foi pastor da Igreja Presbiteriana, da qual resolveu sair - “eu aprontei o crime supremo das igrejas: eu pensei diferente.” - questiona a postura da Igreja Católica com relação ao celibato: “o que faz com que os católicos tenham esse medo do sexo?” e critica a postura da mesma: “ela [a Igreja católica] não muda. E esse é um dos problemas da Igreja, a dificuldade de mudar e aceitar que não foi perfeita, e que, portanto, ela pode mudar.” Este programa é comemorativo ao Dia da Língua Portuguesa (05 de maio). Abujamra lê poema de Oscar Wilde.


Comentários

Mensagens populares